NOTÍCIAS

30/03/2017 - Fórum de Sustentabilidade discute as cidades inteligentes


O Conselho Regional de Administração do RN, juntamente com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) e o Departamento de Engenharia da Produção da UFRN, promoveram, nesta quarta-feira (29/03) o Fórum de Sustentabilidade.

O evento, que pretende criar a conscientização da Sustentabilidade Ambiental junto aos profissionais de administração, engenharia e outras áreas será realizado em cinco edições bimestrais até Novembro.

Nesta primeira edição, foi discutido o tema “Cidades e Comunidades Sustentáveis” com palestras dos professores Anderson Cruz e Frederico Lopes.

O presidente do CRA-RN, Adm. e professor Júlio Rezende, fez a abertura do encontro e conduziu os trabalhos.

Ao fazer a sua “Introdução às cidades inteligentes e humanas”, o professor Anderson explicou o porquê de precisarmos desenvolver cidades com estas características e a importância destes núcleos populacionais serem focados nos cidadãos de forma que a qualidade de vida deles seja o indicador mais importante para qualquer cidade.

Ao elencar os vários itens necessários a cada cidade para alcançar este patamar, tais como: moradia, lazer e trabalho integrados em um mesmo local; soluções de acessibilidade e mobilidade; governança e meio ambiente inteligentes, além das tecnologias que devem ser usadas para dar suporte a todas as áreas de interesse dos cidadãos, o professor citou exemplos de cidades que contemplam estes itens.

Ao final, ele apresentou um case do projeto “Ribeira mais criativa”, desenvolvido já em 2017 por um grupo do qual ele fez parte juntamente com o Presidente do CRA-RN, Adm. Júlio Rezende e o professor Álvaro de Oliveira, uma referência mundial no que se refere a cidades sustentáveis.

A segunda palestra ficou a cargo do professor Frederico Lopes que falou sobre “Cidades inteligentes: Conceitos, Aplicações e a Experiências de Natal”.

Quando definiu o que é uma cidade inteligente, o professor explicou como se pode construir uma cidade com esta preocupação e destacou o exemplo de King Abdullah Economic City (KAEC), na Arábia Saudita.

O professor Frederico, falou ainda sobre o Projeto de Pesquisa Smart Metropolis que busca integrar as ações de criação de uma Cidade Inteligente e Humana para Natal sob a coordenação dele e do professor Dr. Nélio Cacho. Durante a palestra, também foi apresentado o aplicativo oficial da Prefeitura de Natal. O “Fala Natal” ainda não está implantado, mas destina-se a receber demandas como solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios e encaminhá-las para as respectivas secretarias, em busca de respostas e soluções. Quanto a este aplicativo, o professor português, especialista e referencia mundial em cidades sustentáveis, Álvaro de Oliveira, que estava presente na plateia, chamou a atenção para o fato de que uma ferramenta como esta tem na pessoa que utiliza o aplicativo para gerar a demanda, apenas 5% do processo. Os outros 95% para que ele seja eficaz, depende do suporte que será dado pela instituição no sentido de acatar a denúncia, levá-la até o órgão competente e cobrar a sua resolução.

O próximo Fórum será realizado no dia 30 de maio e terá como tema “Consumo Responsável”.






Compartilhe: « Voltar

Informativo CRA-RN

Insira seu e-mail abaixo para
receber informações sobre o
CRA-RN:

CRA/RN - Rua Auris Coelho, 471 - Lagoa Nova | Natal/RN
Tel: (84) 3234-6672 | cra-rn@crarn.com.br
Horário de Funcionamento: 12hs às 17hs