NOTÍCIAS

16/03/2017 - Saneamento básico em foco

Um dos destaques da primeira Assembleia de Presidentes do Sistema CFA/CRAs foi o Debate Qualificado com Temas de Vanguarda. Na parte da manhã, o debate foi conduzido pelo Adm. José Antônio Campos Chaves que, na oportunidade, discursou sobre "Estratégias para assegurar investimento privado em saneamento básico em um ambiente de severa restrição da capacidade de investimento público". O evento aconteceu em Brasília e foi transmitido, ao vivo, pelo CFATV.

 

O consultor e sócio da Ecotrade iniciou o debate apresentando um histórico da política nacional de sanemaneto básico e os marcos institucionais relevantes que regularam o sistema. Além disso, mostrou os paradigmas de governança e investimentos no setor. Chaves explicou que o problema de saneamento no país é uma questão de gestão.

 

"O problema está no equilibrio de interesses entre a tríade cidadão, empresa concessionária do serviço e o governo, sendo que nessa relação há muitos riscos. Risco de alteração de tarefa, risco de abuso de monopolio, risco de quebra de contrato, entre outros", disse o especialista.

 

Ele apresentou, ainda, os gargalos da transposição do rio São Francisco. "Muitas obras precisam ser refeitas por cauda da ingerência", alertou o consultor. Um outro ponto levantado no debate foi o baixo custo do litro da água, fazendo com que ocorra muito desperdício. Para mostrar melhor o problema, Chaves comparou o valor da água com outros produtos. Mil litros de água, por exemplo, chega a custar meio minuto de uma ligação de celular o que, para o palestrante, é um valor irrisório.

 

No período da tarde, o Debate Qualificado com Temas de Vanguarda será sobre "A importância do Administrador como gestor público" e contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Mato Grosso (TCE-MT), Adm. Antônio Joaquim Moares Rodrigues Neto, e do presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Adm. Valdecir Fernandes Pascoal.

 

Fonte: CFA





Compartilhe: « Voltar

Informativo CRA-RN

Insira seu e-mail abaixo para
receber informações sobre o
CRA-RN:

CRA/RN - Rua Auris Coelho, 471 - Lagoa Nova | Natal/RN
Tel: (84) 3234-6672 | cra-rn@crarn.com.br
Horário de Funcionamento: 12hs às 17hs