NOTÍCIAS

15/09/2020 - CFA lança comissão para fortalecer a presença feminina no mercado de trabalho


O Conselho Federal de Administração (CFA) apresentou, ontem (14), a Comissão Especial ADM-Mulher, criada para trabalhar pela atuação, fortalecimento e visibilidade das profissionais de Administração no Sistema CFA/CRAs e no mercado de trabalho de forma geral.

Por conta da Covid-19, o lançamento foi realizado via internet, em um webinar que reuniu o presidente da autarquia, Mauro Kreuz, a coordenadora da Comissão, Cláudia Stadtlober, a vice coordenadora da Comissão, Ione Salem e a presidente do CRA-BA e membro da Comissão, Tânia Dias.

A ideia de reunir essas profissionais em uma iniciativa mais focada surgiu de um grupo de mulheres de diferentes regionais e ganhou força e celeridade exatamente durante a pandemia.

Para Cláudia Stadtlober, é preciso pensar no papel de mulheres gestoras na atualidade. Ao citar a última pesquisa de Perfil do Administrador, ela afirmou que as mulheres vêm crescendo muito em números de registros profissionais. Lembrou que nas escolas de gestão a maior parte dos alunos é formada por mulheres e que “essa representatividade também tem que aparecer no meio político, no mercado de trabalho e, sempre com essa ideia de soma para termos um equilíbrio no meio profissional”.

Na construção do projeto, o grupo redigiu também um manual orientativo para aqueles regionais que também quiserem implementar comissões dessa natureza. “O manual é um guia, mas que deve ser flexibilizado para atender às características sociais, culturais e financeiras daquele CRA”, explicou Ione Salem.

O Conselho Regional de Administração da Bahia foi o primeiro dos regionais a aderir ao projeto. Desde 2015, o CRA-BA já trabalha com os Fóruns das Mulheres, cujos objetivos são semelhantes aos do ADM-Mulher. “Decidimos realizar o lançamento da comissão na Bahia hoje, junto com o Federal, para aproveitar o orçamento do próximo ano e o planejamento do próximo biênio. Nossos objetivos gerais continuam os mesmos: o de um trabalho de visibilidade da profissão exercida pela mulher”, afirmou Tânia Dias.

As gestoras enfatizaram que, apesar de o foco da Comissão ser o público feminino, a ideia é a colaboração entre homens e mulheres na construção de um modelo de gestão em que todos os profissionais possam ocupar os seus espaços de forma saudável e parceira.

Um momento histórico que marcará a trajetória do Sistema. Foi assim que Mauro Kreuz classificou a iniciativa. “Eu não tenho dúvidas de que essa comissão frutificará e muito porque eu sou testemunha das vossas capacidades. A profissão ganha muito”, concluiu.

A Presidente do CRA-RN, Kate Maciel já incluiu a criação da Comissão Especial ADM-Mulher do regional na pauta da reunião plenária, que será realizada no próximo dia  24 de setembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação CFA





Compartilhe: « Voltar

CRA/RN - Rua Auris Coelho, 471 - Lagoa Nova | Natal/RN
Tel: (84) 3234-6672 | cra-rn@crarn.org.br
Horário de Atendimento ao Público: Segunda à sexta, das 9h às 12h, com agendamento.

CRA/RN (Seccional Mossoró) - Rua Frei Miguelinho, 434, Sala 01 - Centro | Mossoró/RN
Tel: (84) 99112-7630 | cra.mossoro@crarn.org.br
Atendimento via telefone durante a pandemia: Segunda à sexta, das 9h às 12h.