NOTÍCIAS

19/11/2019 - Brasil tem 24 milhões de mulheres empreendedoras


CFA capacita essas profissionais por meio do Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimentos em MPEs

 

Hoje, 19, é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.  A data, escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar e valorizar as mulheres empreendedoras, é motivo de comemoração para Bárbara Gomes. Após 15 anos no setor da construção, ela resolveu abandonar a carreira de engenheira civil para se dedicar ao seu próprio negócio.

Ela abriu uma loja de balões com gás hélio que atende a qualquer tipo de evento. “Fiz essa opção, realmente, para que eu pudesse ter qualidade de vida, liberdade, autonomia e tempo livre, mas sem deixar de ter uma profissão e ser útil”, diz.

Casada, mãe de uma criança pequena e de dois adolescentes, Bárbara se divide entre a família e o negócio, desde julho deste ano. A empresária é uma das 24 milhões de mulheres que empreendem no Brasil, sendo mais de nove milhões donas de negócio. Elas também respondem por 48% dos empreendimentos iniciais, isto é, com menos de 42 meses de existência. Ainda de acordo com o Sebrae, na média, as mulheres donas de negócio são mais escolarizadas que os homens. E a presença feminina no empreendedorismo só não é maior porque os velhos desafios insistem em dificultar a vida de quem resolve optar por esse caminho no Brasil.

Bárbara, que mora em Manaus, comenta quem além dos altos impostos, ela enfrenta dificuldades com a logística. “A maioria dos fornecedores é do estado de São Paulo”, explica. Além disso, a contratação de pessoal, para ela, é um desafio. “Não é fácil treinar uma equipe”, justifica a empresária.

Fora esses desafios comuns a todo empreendedor, as mulheres enfrentam mais dificuldades para fazer os empreendimentos prosperarem. Para incentivar as empreendedoras a inovar e ampliar o faturamento nos negócios, o Conselho Federal de Administração (CFA) prepara consultores especializados no segmento das micro e pequenas empresas desde 2015.

A servidora pública Márcia Araújo participou do Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimentos em MPEs em 2017. “Antes disso, eu já tinha o interesse em atuar nesse mercado de consultoria para microempreendedor”, relata a administradora.

A qualificação em MPEs, oferecida pelo CFA em parceria com Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia (SEMPE), capacita administradores registrados. De acordo com a coordenadora da Câmara de Formação Profissional do CFA, Sueli Cristina Morais, a meta é capacitar 1.482 profissionais até 2022.

“Já temos 442 administradores capacitados pelo programa, sendo 248 homens e 194 mulheres. Objetivo do CFA é atender ao microempresário, apoiar as políticas públicas para o desenvolvimento e a transferência de informações do administrador para o microempresário”, afirma.

O curso de extensão é um título acadêmico previsto no Art. 44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Para participar da formação, é preciso estar em situação regular nos conselhos regionais de administração.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CFA





Compartilhe: « Voltar

Informativo CRA-RN

Insira seu e-mail abaixo para
receber informações sobre o
CRA-RN:

CRA/RN - Rua Auris Coelho, 471 - Lagoa Nova | Natal/RN
Tel: (84) 3234-6672 | cra-rn@crarn.com.br
Horário de Atendimento ao Público: 8hs às 16hs

CRA/RN (Seccional Mossoró) - Rua Frei Miguelinho, 434, Sala 01 - Centro | Mossoró/RN
Tel: (84) 3314-3572 | cra.mossoro@crarn.org.br
Horário de Atendimento ao Público: Das 08hs às 12hs e das 13hs às 17hs.