NOTÍCIAS

06/08/2018 - CONGESP 2018 atrai grande público durante três dias


A 12ª edição do Congresso de Gestão Pública do RN conseguiu atrair um grande número de pessoas que se mantiveram atentas a toda a programação desenvolvida durante os três dias do evento.

No segundo dia, Mesas-redondas, painéis e o Encontro Nacional de Escolas de Governo movimentaram o público formado por profissionais, estudantes e servidores públicos.

Ao longo do dia, o evento contou ainda com palestras e apresentações de trabalhos científicos de servidores e acadêmicos de vários órgãos e instituições que, relataram suas experiências e estudos de caso em diferentes temas relativos à Gestão Pública.

Na parte da manhã, foram realizadas duas mesas-redondas. A primeira, com a participação do presidente do Conselho Federal de Administração, Wagner Siqueira; do reitor da UERN, Pedro Fernandes; e do pró-reitor de pesquisa da UFRN, Jorge Falcão. Eles trataram do tema “Inovação e Desenvolvimento”. Na sequência, os procuradores do RN, Carlos Frederico Martins e José Marcelo Costa, junto do juiz federal Marco Bruno Miranda, abordaram a temática “Meios da Gestão no Combate à Corrupção”.

Em sua apresentação, o presidente do CFA, Wagner Siqueira, movimentou o auditório quando abordou a questão do orçamento público, os cortes de verbas e as famosas “pedaladas”. Segundo Wagner, é preciso mudar este processo distorcido onde o administrador público passa todo o seu tempo prestando contas aos órgãos de controle ao invés de desenvolver a sua atividade de gestão. “O orçamento público é uma fraude, uma ficção”, alertou.

A palestra “Ética e Boa Liderança”, ministrada pelo especialista em Psicologia Organizacional e Mestre em Ciência Política, Ruy Mattos, que teve como mediador o vice-presidente do CFA, Carlos Henrique Mendes da Rocha, encerrou a programação do segundo dia e abordou os princípios éticos que devem nortear as ações de um líder, de modo a alcançar o processo chamado de boa governança.

No terceiro e último dia do evento, a importância de uma gestão administrada por líderes que buscam a inovação foi o tema principal dos debates.

A programação foi iniciada com o talk show “Gestão, Liderança e Inovação”, mediado por Paulo César Medeiros, auditor fiscal da Prefeitura Municipal de Natal e contou com os professores da UFRN, Anatália Ramos e Hironobu Sano, como convidados. Eles atuam, respectivamente, nos Programas de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento e em Gestão Pública. Também participou, o professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da UFRJ, Marcos Cavalcanti. Eles responderam questões relacionadas à Gestão Pública, como características do mundo moderno, globalização, papel do gestor, da liderança, desafios impostos à administração e inovação.

A conferência de encerramento foi proferida pelo administrador de empresas Theunis Marinho, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo, que contou a sua trajetória profissional desde o primeiro emprego até assumir cargos de liderança dentro da corporação Bayer no Brasil e Alemanha, onde morou por oito anos com a família.

Comparando sua trajetória profissional a um “Everest Corporativo” cheio de desafios que dificultam a subida, Theunis abordou as conquistas e também os percalços que passou até chegar ao topo. O palestrante conta sua história no livro “Sonhar Alto, Pensar Grande”, que foi distribuído entre os congressistas e autografado pelo autor, durante o final do evento.

O consultor em Inovação, José Anchieta, encerrou a programação do 12º CONGESP com o workshow  “As Três Cápsulas da Inovação na Gestão Pública”. De forma bem-humorada e interativa, o palestrante mostrou, a partir da criatividade e da diversão, como a inovação pode se tornar um diferencial competitivo para as pessoas do século vinte e um.

O Congesp é uma realização dos Conselhos Federal e Regional de Administração, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos e EGRN.

Fonte: Assessoria EGRN





Compartilhe: « Voltar

Informativo CRA-RN

Insira seu e-mail abaixo para
receber informações sobre o
CRA-RN:

CRA/RN - Rua Auris Coelho, 471 - Lagoa Nova | Natal/RN
Tel: (84) 3234-6672 | cra-rn@crarn.com.br
Horário de Atendimento ao Público: 9hs às 16hs

CRA/RN (Seccional Mossoró) - Rua Frei Miguelinho, 434, Sala 01 - Centro | Mossoró/RN
Tel: (84) 3314-3572 | cra.mossoro@crarn.org.br
Horário de Atendimento ao Público: Das 08hs às 12hs e das 13hs às 17hs.