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07/02/2018 - Os benefícios de uma alimentação saudável


Dados do Ministério da Saúde apontam que metade dos brasileiros está acima do peso e que um em cada cinco está obeso.  A obesidade cresceu quase 60% no País em dez anos, passando de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016. O excesso de peso também subiu, de 42,6% para 53,8%, no mesmo período. O aumento da obesidade em todo o mundo é uma preocupação da Organização Mundial da Saúde, que vê um surto epidêmico da doença.

Estes dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que entrevistou 53.210 pessoas maiores de 18 anos de todas as capitais brasileiras, de fevereiro a dezembro de 2016.

Esta realidade tem deixado em alerta os médicos e autoridades da área de saúde no país e serviu de estímulo para que o Conselho Regional de Administração do RN, promovesse a palestra sobre Alimentação Saudável nesta terça-feira (06/02), em parceria com a Unimed Natal.

A nutricionista Adriana Xavier, responsável pela palestra, iniciou explicando os princípios de uma alimentação saudável, o que são e para que servem os alimentos e os nutrientes. Em seguida, apresentou a correta proporção entre estes nutrientes para manter uma alimentação equilibrada, a pirâmide alimentar, os alimentos como fatores de risco e os alimentos que protegem à saúde, além das principais mudanças no padrão alimentar nas últimas décadas eos dez passos para uma alimentação saudável:
1- Não pule refeições - Devemos fazer três refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar, além dos dois lanches saudáveis;
2 - Cereais e tubérculos - Comer diariamente seis porções do grupo cereais, que incluem arroz, milho, trigo, pães e massas, além dos tubérculos, que são as batatas e as raízes. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;
3 - Legumes e verduras - Também devem estar nos pratos dos brasileiros, nas três refeições do dia, além de frutas nas sobremesas e nos lanches;
4 - Arroz com feijão - Deve ser comida pelo menos cinco vezes por semana. A dupla é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde;
5 - Leites e carnes – Consumir diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pela das aves antes da preparação torna estes alimentos mais saudáveis;
 6 - Óleos, azeite e manteiga - O consumo de óleos, azeite, manteiga e margarina deve ser reduzido, no máximo, a uma porção por dia, lembrando sempre de dar preferência àqueles que não apresentam gorduras trans;
7 - Refrigerantes e doces - Temos que lembrar que a quantidade de açúcares contidos nesses alimentos é maior do que as necessidades diárias do corpo humano, por isso, evite refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos doces, recheados e outros doces;
8 - Sal -  Os alimentos industrializados têm, em sua composição, um elevado nível de sódio. Por isso, é sempre mais indicada uma alimentação natural, com produtos feitos em casa e, claro, sem acrescentar sal em grande quantidade à cocção. É necessário também evitar alimentos como salsichas, linguiças, hambúrgueres, charque, presuntos, salgadinhos, alimentos em conservas, sopas prontas e molhos prontos temperados;
9 - Muita água - A necessidade diária de água de um ser humano é de cerca de seis copos. Prefira sempre ingerir o líquido nos intervalos das refeições;
10 - Pratique esporte - Para uma vida saudável é essencial praticar pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, assim como o tabagismo e, o controle do peso é necessário;

Ter uma alimentação saudável é fundamental para que as funções do organismo funcionem de forma correta. A alimentação deve ser equilibrada, variada, de boa qualidade e em quantidade adequada.

A apresentação faz parte de uma parceria entre o Conselho Regional de Administração e a Unimed Natal com o objetivo de proporcionar aos profissionais de Administração uma série de palestras sobre qualidade de vida, nos primeiros meses de 2018.











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