NOTÍCIAS

21/12/2017 - Certificação em Administração Financeira

Programa do CFA em parceria com a FGV avalia e seleciona os melhores profissionais para atuar na área de finanças

 

Quem é da área de finanças certamente sabe ou já ouviu falar de produtos derivativos e estrutura de capital. Dominar esses assuntos – na teoria e na prática - tornou-se requisito indispensável para os profissionais que querem atuar no setor. Por isso, o Conselho Federal de Administração (CFA), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), oferece o Programa de Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs.


A proposta do Programa é distinguir profissionais de Administração regularmente inscritos em Conselho Regional de Administração, mediante comprovação de suas competências nos campos da Administração por meio da aplicação de prova. Várias áreas da Administração serão certificadas, entre elas o da Administração Financeira.

Profissionais de Administração que desejam obter a Certificação na área de finanças terão seus conhecimentos aferidos por meio de uma prova elaborada pela FGV. Ela terá 45 questões objetivas com diferentes níveis de complexidade. A intenção é avaliar se o candidato à certificação tem conhecimento e compreensão (básico), saber aplicar e analisar esse conhecimento (intermediário), e se é capaz de fazer sínteses e avaliações (avançado).

De acordo com professor da equipe de Finanças Corporativas da FGV, Edson Gonçalves, será dado destaque para dois temas que, segundo ele, são de maior profundidade na área de finanças. Um deles é a estrutura de capital das companhias. “Este é um assunto que tem um arcabouço teórico extremamente importante do ponto de vista prático. O entendimento da teoria das estruturas de capital e a sua aplicabilidade é fundamental para um especialista em finanças corporativas”, diz.

Outro assunto relevante é o conhecimento e uso de produtos derivativos. Edson conta que muitas companhias exportam e importam e, por isso, estão sujeitas a taxas de câmbio. Para ele, isso constitui um exemplo de aplicabilidade do uso de produtos derivativos, mas o especialista cita outros. “Mercado futuro, mercado de opções, swap via bolsa ou balcão são exemplos de como a gente pode usar a ferramenta de engenharia financeira mais avançada dentro do ambiente corporativo”, explica.

Tais ferramentas servem para mitigar os riscos a que a empresa está exposta. “Para um gestor financeiro, ter um conhecimento profundo sobre produtos derivativos é extremamente importante por conta desses riscos. O papel do gestor é, portanto, avaliar que tipo de produto é mais adequando para cada circunstância”, complementa Edson Gonçalves.

No exame desenvolvido pela FGV em parceria com o CFA, esses assuntos são tópicos de alto nível e relevância, considerados, portanto, conhecimentos de nível avançado.  “O gestor financeiro não pode prescindir deste tipo de conhecimento e, na certificação profissional, nossa missão é avaliar e selecionar profissionais com mais alto conhecimento desse assunto”, afirma.

Outras áreas – Além de Administração Financeira, o Programa vai certificar profissionais das áreas de Administração e Seleção de Pessoal - Recursos Humanos, Administração de Materiais - Logística, Administração Mercadológica - Marketing - Administração de Vendas e Administração da Produção.

Inscrições – O interessado em obter a certificação deverá acessar o site e realizar a inscrição observando os requisitos estabelecidos no Edital e no Regulamento da Certificação. As inscrições podem ser feitas no site www.certificacao.cfa.org.br. As provas serão aplicadas em polos/unidades da FGV espalhadas por todo o país.

A Certificação terá validade de quatro anos. Após esse período, o profissional solicita a recertificação e passará por uma outra prova. “Esta condição proporcionará um processo de aperfeiçoamento contínuo, caracterizando ciclos evolutivos da capacitação profissional, em consonância com a premissa anterior de educação continuada”, garante o diretor de Formação Profissional do CFA, Adm. Mauro Kreuz.

 

Assessoria de Comunicação CFA






Compartilhe: « Voltar

Informativo CRA-RN

Insira seu e-mail abaixo para
receber informações sobre o
CRA-RN:

CRA/RN - Rua Auris Coelho, 471 - Lagoa Nova | Natal/RN
Tel: (84) 3234-6672 | cra-rn@crarn.com.br
Horário de Atendimento ao Público: 9hs às 16hs

CRA/RN (Seccional Mossoró) - Rua Frei Miguelinho, 434, Sala 01 - Centro | Mossoró/RN
Tel: (84) 3314-3572 | cra.mossoro@crarn.org.br
Horário de Atendimento ao Público: Das 08hs às 12hs e das 13hs às 17hs.