NOTÍCIAS

27/11/2017 - Certificação Profissional em Administração

Parceria do CFA com a FGV foi lançada. Inscrições para a segunda fase do programa podem ser feitas no site www.certicacao.cfa.org.br

 

Distinguir profissionais de Administração regularmente inscritos em Conselho Regional de Administração, mediante comprovação de suas competências nos campos da Administração por meio da aplicação de prova é a proposta do Programa de Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs. A segunda fase do projeto criado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) foi lançada no dia 22 de novembro, na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

Nesta etapa, a novidade é a parceria com a FGV, instituição que será responsável por elaborar e aplicar as provas da Certificação – o programa irá certificar profissionais de Administração na modalidade “Certificação por Prova”. Na solenidade de abertura, o presidente do CFA, Adm. Wagner Siqueira, falou da importância histórica da FGV e que é uma instituição intimamente ligada à Ciência da Administração. “Essa parceria agrega valor à nossa certificação e ela passa a ser um distintivo importante para os profissionais de Administração. O CFA fez um gol de placa ao se associar a FGV nesse programa tão ambicioso e importante”, disse Wagner.

O Programa irá certificar profissionais de Administração nas áreas de Administração e Seleção de Pessoal - Recursos Humanos, Administração de Materiais - Logística, Administração Financeira, Administração Mercadológica - Marketing - Administração de Vendas e Administração da Produção. O coordenador de projetos da Fundação Getúlio Vargas, Prof. Edmundo Maia, as questões que serão aplicadas na prova foram criadas com base em duas teorias importantes: Teoria de Resposta ao Item, que promove uma análise estatística da competência e qualidade da questão; e a Taxonomia de Bloom, que busca avaliar a complexidade da questão para saber quem é que sabe resolvê-la, quem pode evoluir acima do conhecimento adquirido e quem pode fazer decisões mais complexas.

“O uso das duas fermentas não é uma coisa trivial. Elas permitirão aferir os conhecimentos dos candidatos à Certificação com muito mais eficiência”, afirmou.

Para o diretor de Formação Profissional do CFA, Adm. Mauro Kreuz, a Certificação fará toda a diferença. “Esta segunda fase está mais focada no mercado. Estamos centrando o diálogo com os empregadores, federações da indústria e do comércio, associações comerciais, cooperativas, entre outros. Eles são os nossos stakholders principais. Então, se eles comprarem a ideia, os profissionais de Administração certificados certamente vão sentir a diferença de terem esse símbolo diferenciado, chancelado por duas instituições importantes do país: CFA e FGV. “, explica Kreuz.

Segundo o diretor da FGV Projetos, Cesar Cunha Campos, a certificação faz toda a diferença no mercado de trabalho. “A FGV é uma escola nota sete, que é a maior nota do Ministério da Educação. Além disso, é uma instituição já conceituada na parte de certificação. Só neste ano, fizemos 120 mil certificações. Então, o que se espera com esse Programa é uma maior empregabilidade. Então, fizemos uma Certificação que prove que a pessoas têm as habilidades que o mercado deseja”, explicou o diretor.

A prova – Elaborada e aplicada pela FGV, a prova terá questões objetivas com diferentes níveis de complexidade. A proposta é avaliar se o candidato à certificação tem conhecimento e compreensão (básico), saber aplicar e analisar esse conhecimento (intermediário), e se é capaz de fazer sínteses e avaliações (avançado).

A FGV possui um banco de questões que estará sempre em expansão. A prova será composta por 45 itens, todos de múltipla escolha. Elas foram elaboradas por professores renomados, sendo que a maioria é autor dos livros indicados na bibliografia recomendada para os candidatos. Sobre as obras, elas serão selecionadas levando-se em consideração fatores como referência, editoras reconhecidas, se contempla diversos autores e se são fáceis de serem encontradas.

Inscrições – O interessado em obter a certificação deverá acessar o site e realizar a inscrição observando os requisitos estabelecidos no Edital e no Regulamento da Certificação. As inscrições podem ser feitas no site www.certificacao.cfa.org.br. As provas serão aplicadas em polos/unidades da FGV espalhadas por todo o país.

A Certificação terá validade de quatro anos. Após esse período, o profissional solicita a recertificação e passará por uma outra prova. “Esta condição proporcionará um processo contínuo, caracterizando ciclos evolutivos da capacitação profissional, em consonância com a premissa anterior de educação continuada”, garante Mauro Kreuz.





Compartilhe: « Voltar

Informativo CRA-RN

Insira seu e-mail abaixo para
receber informações sobre o
CRA-RN:

CRA/RN - Rua Auris Coelho, 471 - Lagoa Nova | Natal/RN
Tel: (84) 3234-6672 | cra-rn@crarn.com.br
Horário de Funcionamento: 12hs às 17hs