NOTÍCIAS

10/08/2017 - CFA realiza workshop sobre Perícia e Administração Judicial


Peritos Judiciais estiveram nesta quinta-feira, 10, no Conselho Federal de Administração (CFA) para participar do workshop “Perícia e Administração Judicial”. O evento tem o objetivo de criar o cadastro de registro de peritos nos Conselho Regionais de Administração (CRAs).

Segundo a Administradora e Perita Judicial, Sônia Regina Rimas Tibi, a perícia judicial é um nicho de mercado de extrema relevância para os Administradores. Essa atribuição é, inclusive, garantida por lei: no artigo 2º da Lei 4.769 de 1965 e do artigo 145 do Código de Processo Civil.

Como isso funciona, na prática? É simples: quando uma empresa abre o processo de recuperação judicial na Justiça e esse processo é aprovado, o juiz autoriza a elaboração de um plano de recuperação a ser divulgado para todos os credores da empresa. A negociação entre o credor e a empresa é mediada pelo Administrador Judicial nomeado pela justiça. Este profissional terá a missão de acompanhar a execução do plano e apresentar um relatório mensal ao juiz.

Para o presidente do CFA, Adm. Wagner Siqueira, é importante discutir o assunto para colocar o Administrador em pé de igualdade com outras profissões na questão da perícia e recuperação judicial. “Historicamente, este tema foi tratado de forma secundária no Sistema CFA/CRAs. Portanto, a gente tem que dar relevância a esse tema, por ser um grande espaço de contribuição às atividades judiciais brasileiras que o Administrador pode emprestar ao desenvolvimento da justiça”, disse.

Além do cadastro nacional, ao final do workshop será regulamentada a Resolução Normativa CFA que aprova a criação do Manual de Responsabilidade Técnica do Profissional de Administração.





Compartilhe: « Voltar

Informativo CRA-RN

Insira seu e-mail abaixo para
receber informações sobre o
CRA-RN:

CRA/RN - Rua Auris Coelho, 471 - Lagoa Nova | Natal/RN
Tel: (84) 3234-6672 | cra-rn@crarn.com.br
Horário de Funcionamento: 12hs às 17hs