Para visualizar o conteúdo desde e-mail no navegador clique aqui.
Conselho Regional de Administração
Edição: 2 Ano: 2008

CRA/RN de olho no edital de concurso público da PMN

O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte (CRA/RN) buscou um posicionamento oficial junto à Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Previdência de Natal quanto à divulgação do valor do vencimento base para a categoria de Administrador, em Edital de concurso público, cujas inscrições iniciaram no dia 07 de fevereiro de 2008.

A divulgação do valor do vencimento causou inúmeros questionamentos por parte do CRA/RN e dos administradores potiguares, tendo em vista a distorção observada comparado aos demais cargos de nível superior.

Segundo a adm. Ione Salem, presidente do CRA/RN, já estão sendo tomadas as medidas administrativas ou judiciais cabíveis para que seja reavaliada a informação ora divulgada.

A fiscalização do CRA/RN vem acompanhando sistematicamente a expedição de editais de concursos públicos, com a finalidade de exigir o cumprimento dos dispositivos previstos na Lei 4.769/65, que regulamenta a profissão do administrador.

CFA, 1° Conselho Federal a receber certificação internacional de qualidade

O Conselho Federal de Administração - CFA é o primeiro Conselho Federal de profissão regulamentada a receber o certificado NBR ISO 9001:2000, uma norma internacional que estabelece critérios mínimos para um Sistema de Gestão de Qualidade. Essa certificação significa que o CFA atende aos requisitos internacionais estabelecidos pela ISO 9001:2000; que o Conselho está preocupado em melhorar todos os seus processos de forma contínua e que o foco é a satisfação dos "clientes", no caso os Conselhos Regionais, os profissionais de Administração e a sociedade.

No entender do presidente do CFA, Roberto Cardoso, "receber esse certificado significa um marco para o Conselho pois representa uma outra postura na gestão de uma organização. Temos ainda a vantagem de conhecer todas as rotinas da organização como um todo."

O recebimento do certificado internacional não quer dizer que as normas - apesar da necessidade de serem seguidas rigorosamente - não possam ser alteradas visando melhorias. O administrador Roberto Cardoso explica que, "se os trabalhos tiverem que ser feitos de outra forma, o funcionário sabe como mudar, pois há metas a serem seguidas como indicadores de qualidade. O mais importante é acreditar no ISO e na melhoria contínua que ele dá."

A certificaçáo será acompanhada diretamente por meio de auditorias internas, feitas por funcionários treinados do CFA e pelas auditorias externas, feitas por empresas certificadoras.

Fonte: www.cfa.org.br

XX ENBRA - “Inovação e Sustentabilidade sob a Ótica da Administração”.

O Encontro Brasileiro de Administração – ENBRA, em sua vigésima edição, ocorrerá em Maceió/AL, no período de 02 a 04 de abril de 2008, abordando temas nacionais atuais, proporcionando aos participantes uma visão crítica sobre as novas tendências da Administração: Responsabilidade Social, Ética, Desenvolvimento.

O objetivo do evento é proporcionar aos Administradores, Empresários e Estudantes uma visão crítica sobre as novas tendências da Administração: Responsabilidade Social, Ética, Desenvolvimento; discutindo ferramentas e modelos de gestão, preparando profissionais e estudantes para um mercado cada vez mais exigente, dinâmico e competitivo.

A programação do XX ENBRA será composta de Conferências, Eventos Acadêmicos, Cases e Palestras, contando com a participação de conferencistas de renome nacional.

Dados do Evento
     Número previsto participantes: 1.250 Pessoas.
     Local: Centro Cultural e de Exposições de Maceió.
     Data: 2, 3 e 4 de abril de 2008.

Todas as informações relativas à programação, inscrições e pacotes poderão ser obtidas através do site do CRA/RN (www.crarn.org.br)

Formação profissional

Somente no últimos 2 (dois) meses, aproximadamente 200 alunos de diversas Instituições de Ensino Superior de Natal receberam o título de bacharel em Administração.

Esses números refletem os indicativos de que a profissão de Administrador é a que mais cresce no Brasil.

Segundo pesquisa nacional realizada em 2006, já são mais de 1.200.000 bacharéis em administração em todo o Brasil. Só no Rio Grande do Norte, já são mais de 2.400 administradores registrados e aptos ao exercício profissional.

O CRA/RN, órgão fiscalizador da profissão de administrador, reconhece a necessidade de convocar e habilitar os recém formados para a prática da profissão e assim promover sua integração ao quadro de profissionais em administração do Brasil, em especial, no Estado do RN.