TECNÓLOGOS – GUIA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Os cursos superiores de tecnologia são cursos de graduação, uma das modalidades de nível superior estabelecidas pelo art. 44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), com características profissionalizantes, assim como os cursos de bacharelado. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2010 dos cerca de 29.507 cursos superiores, de bacharelado e de tecnologia, 1.564 são cursos oferecidos em determinadas áreas da Administração.

Os graduados em cursos superiores de tecnologia em determinada área da Administração devem adquirir seu registro profissional junto aos Conselhos Regionais de Administração (CRAs). De acordo com a Resolução Normativa CFA nº 374/2009, esses profissionais poderá exercer atividades dentro da área específica de atuação considerada nas competências profissionais definidas no perfil profissional do curso, os quais integram o Projeto Pedagógico de elaboração exclusiva das Instituições de Ensino Superior (IES).

Foi para orientar tecnólogos e esclarecer dúvidas que o Conselho Federal de Administração (CFA) publicou recentemente um “Guia de Orientação Profissional do Tecnólogo em Determinada Área da Administração”. A publicação traz ainda um breve histórico sobre a origem dos cursos superiores de tecnologia, área de formação e atribuições profissionais dos tecnólogos.

O Guia está disponível no site do CFA, em Publicações: www.cfa.org.br.



Voltar