OBRIGATÓRIA ASSINATURA E CITAÇÃO DO NÚMERO DO REGISTRO DO CRA PELOS ADMINISTRADORES

Assim como já acontece com outras categorias profissionais, como por exemplo com o médico, que tem que citar o número do seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e com o advogado,com o número do seu registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), é obrigatória a assinatura e a citação do número do registro do Conselho Regionalde Administração (CRA) nos documentos referentes à ação profissional doadministrador e demais profissionais de Administração, segundo o art. 6º do Regulamento da Lei 4.769/65, aprovado pelo Decreto 61.934/67 e ratificada pela ResoluçãoNormativa 419/2012.

Segundo a Resolução Normativa, as empresas registradas nos CRAs também ficam obrigadas a citar o número de seu registro de Pessoa Jurídica em quaisquer documentos que evidenciem a exploração ou prestação de serviços privativos do administrador e demais profissionais de Administração.

A presidente do CRA/RN, Ione Salem, ressalta a importância da assinatura e citação do nº de registro profissional nos instrumentos produzidos pelo profissional de administração. “Mais do que um dever legal, tal prática desse ser vista como um meio de reconhecimento e valorização da profissão", disse Ione.

A fiscalização do exercício da profissão realizada pelo CRA-RN abrangerá a verificação da assinatura dos documentos produzidos pelo administrador e demais profissionais de Administração.

O administrador está habilitado a realizar perícias judiciais e extrajudiciais dentro de seus campos de atuação profissional de acordo com a Lei nº 4.769/65, são elas: administração e seleção de pessoal, organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais.

A Resolução 224/99 cita quais as perícias privativas do administrador: perícia sobre administração financeira, administração de material, administração mercadológica, administração de produção, sobre organização e métodos, sobre informática, sobre comércio exterior, administração hospitalar, relações industriais.



Voltar