4ª EDIÇÃO DO EPROCAD REÚNE PROFESSORES E COORDENADORES

Foi realizada no dia 31 de agosto, no Hotel Pirâmide, a quarta edição do Encontro de Professores e Coordenadores de Cursos de Administração do Rio Grande do Norte (EPROCAD). O tema central deste ano foi o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e contou com as presenças de Carlos Augusto Matos de Carvalho, da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração e de Gildo Paes Galindo, diretor de Ensino e Pesquisa da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Estiveram presentes ao evento professores e coordenadores de diversas instituições de ensino da capital e do interior do Estado. Fizeram parte da mesa para receber os palestrantes, os conselheiros do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte (CRA/RN) Júlio Rezende, Marli Tacconi e Matilde Medeiros, que é também a representante da ANGRAD no Estado. Marli Tacconi abriu o evento agradecendo a presença de todos e fazendo apresentação dos palestrantes.

O primeiro a ministrar palestra foi Carlos Augusto Matos que fez uma breve apresentação da Câmara de Formação Profissional do CFA e falou da quinta edição da Pesquisa Nacional do Administrador. “A pesquisa tem como objetivo principal analisar cenários e identificar tendências para a profissão. Esta edição tentou ampliar o perfil do administrador, agregando novas informações em relação às edições anteriores” disse.

Alguns pontos da pesquisa foram citados pelo palestrante, como a metodologia utilizada, a evolução do número de pesquisados, sobre isso ele afirmou que a contribuição dos 27 CRAs e a utilização das redes sociais permitiu o incremento de 100% sobre os números de entrevistados. Sobre as áreas mais promissoras para o administrador reveladas na pesquisa, ele afirma que a área de consultoria empresarial e os serviços de turismo, hotelaria e saúde foram os destaques.

Com o tema Enade: prova ou processo pedagógico? Gildo Galindo afirmou para os professores e coordenadores presentes ao evento que o Enade é uma prova, mas que os requisitos necessários para se chegar a um sucesso está dentro de um processo pedagógico. “A boa escola fala a língua dos seus alunos” afirmou.

O palestrante fez um breve levantamento sobre o curso de Administração do país, revelando alguns números, e afirmou que a Administração é o curso de maior representatividade no país e o curso líder em matrículas e concluintes.

Com periodicidade trienal, o Enade é obrigatório para o graduando, sob pena de não receber o diploma. O exame afere o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Gildo Galindo falou que o conceito médio Brasil é 2,93 e que a média do Rio Grande do Norte é de 3,10.

O evento teve uma pausa para o almoço, no restaurante do próprio hotel, e retornou às 14h com a reunião dos grupos de trabalho. Foram formados dois grupos onde os participantes tiveram a oportunidade de interagir e trocar experiências. Após a reunião, dois representantes de cada grupo apresentaram para os demais presentes os pontos discutidos em seus grupos.

A presidente do CRA/RN, Ione Salem, encerrou o evento agradecendo a presença de todos e falou que o conselho tem interesse em ter profissionais capacitados, motivo pelo qual realiza o EPROCAD há cinco anos. “Gostei muito de ouvir as experiências relatadas aqui, algumas conheço de perto. Esse encontro está dando uma visão prática com cada instituição contando sua experiência”, finalizou.

Sempre presente no EPROCAD, a coordenadora da Facex, Ana Járvis, falou do evento e do papel do CRA/RN, “precisamos de realinhamento da profissão e chamar os coordenadores e professores para essa troca de experiência é muito importante e só tenho a agradecer a oportunidade”, afirmou.

Da Faculdade Católica Santa Terezinha em Caicó, Virgínia Costa, participa do EPROCAD pela terceira vez e diz que sempre saiu do evento com resultados positivos. “Gosto de participar pela experiência de compartilhar informações com outros colegas e gostaria de parabenizar o CRA/RN pela realização do evento” disse.

Voltar